Santa Casa BH abraça o mundo da saúde com sua própria faculdade.

quarta-feira, setembro 18th, 2019

Ser a primeira instituição de saúde de Belo Horizonte fez com que a Santa Casa BH assumisse desde cedo a responsabilidade de cuidar dos mineiros. Foi o primeiro hospital, a primeira maternidade e é, sem dúvida, o espaço por excelência de formação dos profissionais da saúde. São diversos cursos técnicos, o maior e mais consistente leque de pós-graduação em saúde oferecido em Belo Horizonte, mestrado e doutorado com relevante pesquisa de impacto internacional.

Conversamos com a Dra. Rosa Malena Delbone de Faria, que é a Diretora Acadêmica do Ensino e Pesquisa, sobre os objetivos da área ao abrir a faculdade, ela nos conta que o fato “representa a oportunidade da Santa Casa BH ofertar cursos de graduação, que era o único nível que faltava, uma vez que formamos profissionais do nível técnico ao pós-doutorado. A graduação veio para completar o nível de ensino.”

Ela reflete ainda que, mesmo com um cenário de tantas escolas superiores na capital, é possível perceber que “…quem sabe cuidar, pode ensinar com excelência. Hoje as instituições abrem cursos, mas não sabem ‘fazer’, eles vendem um serviço em educação para o qual não têm expertise. O grande diferencial é que há 120 anos a Santa Casa BH cuida da saúde das pessoas, e isso nos capacita para formar profissionais com excelência.”

Backbus da campanha de vestibular da Faculdade Santa Casa BH.

Do ponto de vista da marca, nosso Diretor de Planejamento, Antônio Terra, atesta que para além do valor afetivo de todo o grupo de negócios focados no bem-estar social dos mineiros, o valor relativo dessa marca cresce exponencialmente na medida em que completa o ciclo da educação com os níveis técnico, superior e educação continuada e passa a ser mais lembrada nas escolhas de graduação.

Raquel Ratton, Gerente de Comunicação do Grupo Santa Casa BH, reconhece que “em termos de comunicação, o lançamento da faculdade representa um importante elemento para o fortalecimento da imagem de marca da Santa Casa BH e reforça seu posicionamento em ser referência em saúde, oferecendo um ensino completo, com desenvolvimento de educação, pesquisa e extensão.” Registra também que “a abertura da faculdade Santa Casa BH era um sonho antigo, já que as maiores faculdades de medicina de Belo Horizonte nasceram dentro da Santa Casa BH. Então, nada mais justo que a instituição ter a própria faculdade.”

O primeiro curso oferecido é o de Gestão Hospitalar e as inscrições estão abertas no site faculdadesantacasabh.org.br. Todo o trabalho foi acompanhado de perto pelas lideranças Nayama Leal, na Gerência de Projetos, Camila Amorim na Mídia e Gabriel Brito na Criação.